domingo, 10 de novembro de 2024

ThatGameCompany: crescimento, faturamento, equipe e futuro

"Também estamos trabalhando em um jogo não anunciado, fique atento em breve!" É o que diz o site oficial de vagas da TGC.


Arte de comemoração de 17 anos da TGC em 2023

Fundação e Filosofia

ThatGameCompany, ou TGC, foi fundada em 2006 por Jenova Chen e Kellee Santiago, formados na Universidade do Sul da Califórnia. Desde o início, a visão de Chen e Santiago era criar jogos que fossem além do entretenimento superficial, buscando experiências emocionantes. Seus jogos, Flow, Flower, Journey e Sky: Filhos da Luz, refletem essa abordagem artística e filosófica. Os mais recentes exploram temas de cooperação, altruísmo e conexão humana. O CEO, Jenova Chen, descreve sua equipe de designers como idealista.

Ao tentar provar que os jogos podem ser arte, a TGC investiu em jogos multiplataforma e o mobile foi logicamente a melhor vitrine de museu para colocar os jogos nas mãos de mais pessoas. Segundo Chen, "Quando lançamos o Journey, foi um momento muito difícil para mim. Quase fechamos toda a empresa porque não tínhamos mais dinheiro." E em outro momento ele fala que no desenvolvimento de Journey o processo de produção era tão difícil que a TGC estava sobrecarregada com US$ 200 mil em dívidas e "não podia pagar o salário de ninguém". Os salários de membros como o designer Chris Bell e o diretor de arte Matt Nava foram afetados. Para lidar com as dificuldades financeiras, os fundadores da TGC "receberam metade do salário nos últimos 6 meses de desenvolvimento”. Contudo, após o lançamento do Journey, a TGC recebeu US$ 160 milhões em investimentos de empresas como TPG e Sequoia Capital, além de uma participação da Sony.

Crescimento e estrutura atual


Escritório da TGC que se tornou um eastegg no jogo Sky

A TGC, começou do zero como um pequeno estúdio, e se expandiu significativamente nos últimos anos, refletindo o sucesso de Sky, lançado em 2019. A empresa cresceu de menos de 40 para quase 100 funcionários em 2021, e em 2024 emprega cerca de 192 funcionários. Esse crescimento é sustentado pela adoção de um modelo de “jogo como serviço” no Sky, que atrai uma base ativa e contínua de jogadores. Segundo Chen "O tamanho da empresa é de fato diretamente proporcional ao seu lucro [ou seja, quanto maior o lucro, maior a equipe deve se tornar]. Atualmente, nossa receita é maior do que nossas despesas. Mas não vamos expandir demais, por sermos uma empresa bastante conservadora [à intenção original da empresa]". 

Financiamento e Projeções Financeiras

Segundo a plataforma GrowJo, a empresa arrecadou até o momento aproximadamente 188,8 milhões de dólares em financiamento, com um valor de mercado estimado em 1,9 bilhão de dólares. Em termos de receita, a TGC fatura cerca de 37,2 milhões de dólares anuais. Com esses fundos, a empresa pretende fortalecer sua infraestrutura, expandir sua equipe e continuar inovando na criação de novos jogos, com um projeto em desenvolvimento descrito como “mais ambicioso”, a série animada The Two Embers.

Prêmios e Reconhecimento


Sky: Filhos da Luz já conquistou diversos prêmios, como o Apple’s iPhone Game of the Year, o Apple Design Award e o Google Play’s Best of 2020 Award e Guinness World Records. Além disso, a empresa já ganhou reconhecimento por seu trabalho em Journey, que foi amplamente aclamado por críticos e premiado em diversas categorias, incluindo Melhor Jogo Independente e Melhor Direção de Arte. A abordagem inovadora da TGC com foco no design emocional e narrativas interativas lhes garantiu reconhecimento dentro e fora da indústria de jogos.

Novo jogo?


A TGC sempre está planejando e desenvolvendo novos jogos. Compilei algumas notas que Chen soltou nos últimos tempos sobre um novo projeto. Chen prevê uma década completa de suporte para Sky, o que significa mais 5 anos de eventos e recursos. E há um próximo jogo misterioso, algo "massivo e ambicioso". Chen: "O que mais ouvi durante a pandemia não foi extremismo, mas depressão, porque muitas pessoas no Sky sentiam que estavam deprimidas. Quando eu estava trabalhando no meu próximo jogo, eu estava pensando no que eu poderia fazer por essas pessoas. Porque algumas das pessoas que ouvi disseram que encontraram pessoas que estavam dispostas a ouvi-las, que sentiam que o mundo não as havia abandonado completamente e que estavam dispostas a tentar ficar. Mas também sei que outros ainda estão lutando contra a dor. Este é o meu maior foco após a pandemia e penso em como ajudar. Espero que neste jogo, mesmo que a pessoa tenha perdido todas as necessidades no mundo real, pelo menos quando ela estiver jogando este jogo, haja um grupo de pessoas que precisam dela. Eu gostaria que a ajuda fosse um pouco mais direta do que a do Sky."

O pouco que se sabe é que o diretor criativo passa boa parte do seu tempo (2024) assistindo documentários históricos, como da Segunda Guerra Mundial e filmes pré-históricos, que o ajudam a "ver a essência do mundo e as leis da história". Ao ser questionado pela esposa, diz ser por estar diretamente relacionado ao design do seu próximo jogo. "Mas é difícil para mim pensar em quais jogos jogar e alcançar o valor de aprendizado de documentários e filmes históricos", diz Chen.

Futuro

Atualmente, no leste asiático e nos Estados Unidos o Sky é relativamente bem-sucedido. Em termos de configuração da empresa, a TGC cresceu tão rápido que abriu uma empresa na China para contratar mais programadores para manter a estabilidade do banco de dados e dos servidores. Mas a empresa que conquistar mais público, e para isso, segundo Chen, depois de ganhar dinheiro, a TGC pode ir fazer marketing e publicidade na Europa. "Para isso, também fizemos uma animação, que pode ter custado mais do que o desenvolvimento original do Sky, o que é um dos benefícios de "ganhar dinheiro" [investimento]. 


Sobre o gerenciamento da empresa, a TGC é inspirada na "forma Pixar". Mas esse é um tópico interessante para ser abordado com maior atenção em outro post. Pessoalmente acredito que o potencial da América Latina, ao menos no Sky, ainda não é considerada ou citada, e faltam dados públicos demográficos sobre isso. 

Acompanhe o blog para mais informações e notícias do jogo Sky: Filhos da Luz.

Referências:
Sky and Journey maker Thatgamecompany raises $160M | VentureBeat
Thatgamecompany: Revenue, Competitors, Alternatives
对话陈星汉:以前的我可能有点儿「愤青」了_腾讯新闻
Careers - thatgamecompany
https://youxiputao.com/article/26779.html


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