Fundação e Filosofia
ThatGameCompany, ou TGC, foi fundada em 2006 por Jenova Chen e Kellee Santiago, formados na Universidade do Sul da Califórnia. Desde o início, a visão de Chen e Santiago era criar jogos que fossem além do entretenimento superficial, buscando experiências emocionantes. Seus jogos, Flow, Flower, Journey e Sky: Filhos da Luz, refletem essa abordagem artística e filosófica. Os mais recentes exploram temas de cooperação, altruísmo e conexão humana. O CEO, Jenova Chen, descreve sua equipe de designers como idealista.
Ao tentar provar que os jogos podem ser arte, a TGC investiu em jogos multiplataforma e o mobile foi logicamente a melhor vitrine de museu para colocar os jogos nas mãos de mais pessoas. Segundo Chen, "Quando lançamos o Journey, foi um momento muito difícil para mim. Quase fechamos toda a empresa porque não tínhamos mais dinheiro." E em outro momento ele fala que no desenvolvimento de Journey o processo de produção era tão difícil que a TGC estava sobrecarregada com US$ 200 mil em dívidas e "não podia pagar o salário de ninguém". Os salários de membros como o designer Chris Bell e o diretor de arte Matt Nava foram afetados. Para lidar com as dificuldades financeiras, os fundadores da TGC "receberam metade do salário nos últimos 6 meses de desenvolvimento”. Contudo, após o lançamento do Journey, a TGC recebeu US$ 160 milhões em investimentos de empresas como TPG e Sequoia Capital, além de uma participação da Sony.
Crescimento e estrutura atual
A TGC, começou do zero como um pequeno estúdio, e se expandiu significativamente nos últimos anos, refletindo o sucesso de Sky, lançado em 2019. A empresa cresceu de menos de 40 para quase 100 funcionários em 2021, e em 2024 emprega cerca de 192 funcionários. Esse crescimento é sustentado pela adoção de um modelo de “jogo como serviço” no Sky, que atrai uma base ativa e contínua de jogadores. Segundo Chen "O tamanho da empresa é de fato diretamente proporcional ao seu lucro [ou seja, quanto maior o lucro, maior a equipe deve se tornar]. Atualmente, nossa receita é maior do que nossas despesas. Mas não vamos expandir demais, por sermos uma empresa bastante conservadora [à intenção original da empresa]".
Financiamento e Projeções Financeiras
Segundo a plataforma GrowJo, a empresa arrecadou até o momento aproximadamente 188,8 milhões de dólares em financiamento, com um valor de mercado estimado em 1,9 bilhão de dólares. Em termos de receita, a TGC fatura cerca de 37,2 milhões de dólares anuais. Com esses fundos, a empresa pretende fortalecer sua infraestrutura, expandir sua equipe e continuar inovando na criação de novos jogos, com um projeto em desenvolvimento descrito como “mais ambicioso”, a série animada The Two Embers.
Prêmios e Reconhecimento
Sky: Filhos da Luz já conquistou diversos prêmios, como o Apple’s iPhone Game of the Year, o Apple Design Award e o Google Play’s Best of 2020 Award e Guinness World Records. Além disso, a empresa já ganhou reconhecimento por seu trabalho em Journey, que foi amplamente aclamado por críticos e premiado em diversas categorias, incluindo Melhor Jogo Independente e Melhor Direção de Arte. A abordagem inovadora da TGC com foco no design emocional e narrativas interativas lhes garantiu reconhecimento dentro e fora da indústria de jogos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário